Hoje assunto que é um tema questionado por muitos motoristas, qual a maneira certa de deixar o carro na hora de verificar o nível de óleo? A posição interfere no resultado? Os pneus devem estar frios ou quentes? Essas perguntas são mais comuns do que você imagina.

Qual a maneira certa de deixar o carro na hora de verificar o nível de óleo?

Quando o carro não está plano ocorre uma pequena alteração no valor da quantidade de óleo, a agulha pode mostrar o nível do óleo acima ou abaixo do que o carro contém por isso a posição correta de parar o carro na hora de verificar o óleo é plano.

Quando é a hora certa de trocar de óleo?

Muitas pessoas sabem que o óleo deve ser trocado de tempos em tempos, mas quando é a hora correta? A troca deve ser feita a cada seis meses ou a quilometragem que indica no manual do proprietário, respeitando sempre o óleo correto e trocar o filtro em todas as trocas.

 

O que acontece se eu não trocar o óleo no tempo certo?

Como pouca gente sabe o óleo no motor ajuda a tirar a sujeira que a combustão gera, ele também lubrifica as peças evitando o desgaste rápido das peças, e também retém o calor, se o óleo não for trocado no tempo certo, nem o filtro de óleo, o motor pode ser altamente danificado.

Existe uma lei de trânsito que pouca gente conhece, onde: Se um carro transitar derramando óleo ou apresentar mau funcionamento devido a problemas com óleo, o carro pode ser removido, além de ser considerado como infração grave.

Existe uma maneira certa de calibrar os pneus?

Diferente da maneira de verificar o óleo onde o carro deve estar plano, na hora da calibragem dos pneus a posição do carro não interfere no resultado, mas é importante ressaltar que é necessário que os pneus estejam frios, pois o calor aumenta a pressão na hora da calibragem.

É bom lembrar que os pneus devem ser calibrados a cada 15 dias ou a cada 3 km.

Qual é melhor: Nitrogênio ou ar comprimido?

Mesmo o nitrogênio não sendo tão fácil de achar, ele é uma ótima opção para quem quer manter a pressão por mais tempo. O mais utilizado realmente é o ar comprimido, que você encontra em postos de combustíveis e borracharias. Outra informação importante é que não é possível misturar o ar comprimido com o nitrogênio, para fazer a substituição é necessário que o pneu esteja completamente vazio.O nitrogênio causa menos desgaste nos pneus, pois ele faz com que a pressão interna dos pneus não varie após o aquecimento, por isso é o mais usado em corridas profissionais e em alguns veículos que levam líquidos inflamáveis

Calibrando o carro quando for viajar

Muitas pessoas acreditam que a calibragem do pneu é sempre a mesma independente do peso, e esse pensamento é bastante comum e errado, pois a pressão muda de acordo com o peso, o que acontece é que muitas pessoas não leem o manual do carro quando compra, hoje graças a internet é possível achar o manual do carro, então lembre-se que para aprender algo completamente é necessário o máximo de informação sobre ele.

Em caso de alguma duvida sobre a troca de óleo do seu veículo passe em uma das lojas Ômega Super Troca em Brasília, Goiânia ou Catalão e solicite uma avaliação gratuita de um de nossos especialistas.

No caso da calibragem dos pneus, passe em uma unidade da Omega Pneus em Brasília ou Goiânia e calibre seus pneus gratuitamente e, se for preciso, um de nossos técnicos também poder fazer um checkup de cortesia no seu veículo.