O motor do carro necessita de muitos cuidados. Por trás de uma grande potência, há uma série de itens que não podem ser desconsiderados e que apresentam uma grande influência no rendimento do veículo. Não adianta ter um automóvel limpo e com pneus calibrados, caso você não tenha uma atenção especial com o motor. Para mantê-lo funcionando de maneira adequada, é recomendado fazer a manutenção anual ou fazer uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados.

Neste post, destacaremos 4 aspectos que devem ser observados para o motor do seu automóvel não te deixar na mão. Confira!

1. Limpar os bicos injetores

Se o carro estiver gastando combustível acima do que deveria ou com problemas para a partida é sinal de que está na hora da limpeza dos bicos injetores. As válvulas não apresentam entupimento, mas contam com filtros internos que precisam ser trocados. Para verificar a necessidade de substituição, é necessário utilizar um equipamento especial, responsável por constatar a quantidade de combustível injetado. No caso dos veículos com injeção direta, é preciso ter o mesmo cuidado. Neles, algumas válvulas de injeção podem ser reparadas com a mudança de componentes. O indicado é priorizar as manutenções preventivas para o veículo não apresentar uma falha grave durante uma viagem, por exemplo.

2. Ficar atento ao óleo do motor

Não basta trocar de óleo é necessário escolher o produto ideal para manter a saúde do seu veículo. Se for inserido um componente errado, sabia que o motor do carro terá o funcionamento prejudicado e com risco de sofrer graves defeitos. Com certeza, você não deseja que o seu veículo fique vários dias em manutenção, nem gastar dinheiro para consertá-lo. Por esses motivos, o melhor a ser feito é utilizar o óleo adequado para o motor continuar com um bom desempenho. Para não errar na escolha, leia o material do proprietário atentamente. Nesse documento, estão as informações sobre o produto a ser utilizado para não comprometer o rendimento do seu automóvel.

3. Ter cuidado com as mangueiras

As mangueiras são formadas por borracha e ficam no cofre do motor. Como vários itens do carro, elas envelhecem com o passar dos anos. Por isso, é necessário que sejam verificadas e trocadas de forma preventiva. O mesmo deve ser feito com as mangueiras de combustível. Em geral, esses equipamentos possuem uma vida útil de 5 anos. Depois desse período, podem apresentar ressecamento e fissuras. São muitos detalhes que influenciam a performance do motor do carro, o que reforça a necessidade de manutenções periódicas para prevenir falhas mais complexas.

4. Olhar com atenção para outros componentes

As velas e os radiadores são itens que precisam ser vistos periodicamente. As primeiras necessitam de uma inspeção a cada 10 mil quilômetros rodados ou anualmente. Com relação ao radiador, observe se os níveis de água e de aditivo estão dentro das especificações informadas pelo fabricante do automóvel. É preciso muito cuidado para o motor ficar em uma temperatura adequada. O superaquecimento pode prejudicar as peças, afetar negativamente o desempenho e aumentar as chances de gastos com manutenção. Com o apoio da Ômega Super Troca, você tem mais condições de cuidar do motor do carro de maneira exemplar. Se quiser mais dicas para conservar o seu veículo com maestria, entre em contato. Estamos à disposição para atendê-lo da melhor forma possível.