Só de pensar em trocar o óleo do motor muitos proprietários ficam nervosos e preocupados em cometer algum equívoco. Por outro lado, é possível evitar problemas ao realizar esse procedimento, caso haja dedicação ao conhecer melhor os passos certos para executar essa atividade. Manter a saúde do motor do carro é fundamental não apenas para transitar com mais tranquilidade, mas também para diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, economizar. Afinal, os preços da gasolina e do etanol sofrem aumentos periódicos. Pensando nesses fatores, destacaremos, neste post, 5 erros que devem ser evitados ao trocar o óleo do motor. Confira!

1. Esquecer de trocar no momento ideal

Não deixe de verificar o tempo certo para a troca. Ao prolongar o período sem fazer esse procedimento, você prejudicará seriamente o motor. Isso porque haverá um maior desgaste dos componentes, o que aumenta bastante as chances de defeito. Se o carro ultrapassou o limite de quilometragem para a troca de óleo, é melhor procurar o mais rápido possível um local especializado para essa atividade ser efetivada. Assim, você está colocando em prática um conceito importante para minimizar os riscos de problemas: a prevenção.

2. Pensar apenas no preço

É natural que alguns proprietários, em virtude da instabilidade econômica, procurem itens mais em conta para diminuir as despesas. Mas essa postura é um dos erros que devem ser evitados ao trocar o óleo do motor. Afinal, o risco de você adquirir um produto de qualidade ruim é bastante elevado. Nessa situação, a probabilidade de você ser vítima do velho ditado popular “o barato sai caro” é altíssima, porque será necessário investir na manutenção corretiva do veículo, o que, em muitos casos, pesa muito no bolso.

3. Não ler o manual do proprietário

Muitos proprietários ficam cansados só de olhar para o manual do veículo. Por outro lado, esse comportamento está longe de ser o mais indicado. Esse documento contém uma série de informações relevantes para a conservação do seu carro. A recomendação é que seja feita uma leitura bastante atenta, mesmo que isso seja cansativo. No manual, você encontra as orientações para fazer a troca do óleo dentro das melhores práticas. Assim, conserva o seu veículo e reduz consideravelmente as chances de problemas mecânicos.

4. Pecar pelo excesso

A troca de óleo deve ser feita com bastante atenção. Você deve estar se perguntando de que maneira é possível pecar pelo excesso ao realizar esse procedimento. A resposta consiste no fato de ser colocado óleo no motor acima do limite permitido. O ideal é ficar entre o limite máximo e o mínimo.

Se isso não for respeitado, haverá vazamento de óleo. Essa situação causa danos às velas e ao catalisador, prejudicando o rendimento do carro e o funcionamento desses equipamentos, que poderão ser trocados devido ao erro na troca.

5. Ignorar o filtro motor

Se for trocar o óleo, é válido colocar um novo filtro. Isso porque o antigo sempre terá resíduos de óleo sujo, que contaminam o lubrificante novo e reduzem a vida útil dele, prejudicando o
rendimento do carro em médio prazo. Com essas informações, você já sabe os principais erros que devem ser evitados ao trocar o óleo do motor. Se tem dúvidas sobre esse procedimento, entre em contato com a equipe da Ômega Super Troca. Estamos à disposição para prestar um serviço de alto nível!