Há diversos detalhes para manter o seu carro em perfeito estado. Se o proprietário não estiver atento, terá mais dificuldades para trafegar com o automóvel. Por isso, é muito importante assimilar como escolher um bom óleo lubrificante para o seu veículo.

Em virtude do atrito, as peças móveis do motor sofrem com o desgaste à medida que o carro circula. Para minimizar os efeitos disso, é necessário utilizar o óleo lubrificante que diminui o impacto do choque entre os componentes do motor, fazendo com que ele continue funcionando de forma correta por mais tempo.

Esse óleo também é importante para impedir a entrada de agentes contaminantes que causam danos às peças. Neste post, destacaremos os procedimentos ideais para optar pelo lubrificante perfeito para o seu automóvel. Confira!

ESTEJA ATENTO AOS DADOS DA EMBALAGEM

Antes de comprar o óleo, verifique as duas siglas que integram o rótulo. Uma delas abrange a viscosidade e o desempenho, sendo denominada de API ou de Acea. A viscosidade envolve o potencial de o óleo escorrer.

À medida que o número da sigla é maior, mais viscoso o lubrificante será. Quanto maior for a viscosidade, mais tempo o óleo ficará entre as peças. Esse fator contribui para evitar danos ao motor e prevenir o desgaste das peças antes do previsto.

Vale destacar que o óleo muito viscoso provoca mais dificuldades na partida a frio, mas manter a viscosidade em baixo nível não é recomendado para a saúde do motor em virtude do atrito constante dos componentes.

A segunda sigla é o W, que vem do inglês Winter (inverno). Ela mostra que o óleo é indicado para temperaturas mais baixas e prioriza reduzir o desgaste na partida a frio.

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO MANUAL

É válido compreender as características dos óleos lubrificantes. Apesar disso, isso não é o suficiente para garantir que está comprando o produto ideal para o seu veículo ter um excelente desempenho.

Caso queira evitar erros, uma boa alternativa é verificar as especificações do manual do proprietário. Ao analisá-lo com atenção, você terá mais segurança na hora de escolher o melhor óleo lubrificante para o seu veículo.

CONHEÇA OS TIPOS DE LUBRIFICANTES

No mercado, estão disponíveis os lubrificantes minerais, sintéticos e semissintéticos. Os primeiros utilizam os elementos derivados do petróleo, o que contribui para apresentarem um valor mais em conta.

O óleo sintético é fabricado usando componentes químicos em laboratório. Esse fator permite que haja um maior controle de qualidade do produto, tornando-o superior aos minerais. Já os semissintéticos se destacam por contar com as características positivas dos outros dois tipos.

As diferenças entre os lubrificantes devem ser observadas pelos proprietários. Jamais misture diferentes óleos nem combine marcas diferentes mesmo que tenham especificações idênticas, porque essa medida prejudica o rendimento do motor e aumenta o risco de danificar as peças.

Sem dúvida, é necessário ter muito cuidado ao escolher um bom óleo lubrificante para o seu veículo. Procure fazer a troca com profissionais de sua confiança. Afinal, eles entendem como os lubrificantes agem em um automóvel.

DEIXE SUAS TROCAS DE ÓLEO COM A GENTE

A Omega Super Troca está no mercado desde 1995, sempre trazendo produtos de alta qualidade, além de prestar serviços com uma excelência jamais vista antes.

Oferecemos uma grande variedade de produtos e preços – tudo para melhor atender às suas necessidades!

Assim, se você está em Brasília, Goiânia ou Catalão e precisa de uma troca de óleo, conte com uma Ômega pertinho de você